DIFERENCIAIS

RESPEITO AO MEIO AMBIENTE

Entendendo a importância de preservação ao meio ambiente e respeito à sociedade, além dos riscos potenciais de contaminação decorrentes de suas operações, a FULLIN estabeleceu como um dos itens de sua Política da Qualidade, a realização de suas atividades reduzindo os impactos ao meio ambiente.
 
Para cumprimento desta política, a empresa possui o PCA - Plano de Controle Ambiental e o PGRS - Programa de Gerenciamento de Resíduos Sólidos. Estes documentos norteiam a coleta, o acondicionamento, o tratamento, a destinação e o monitoramento correto dos resíduos sólidos, líquidos e gasosos.
 
Viabilizando estas ações de destinação dos resíduos sólidos, a FULLIN possui depósito próprio para armazenagem temporária dos resíduos químicos e do lixo reciclável, coletados de forma seletiva, até o momento da retirada e destinação final por empresas especializadas.

Orientações para a separação e destinação dos resíduos sólidos são disponibilizadas aos colaboradores através de orientação específica. Estas informações são permanentemente reforçadas em treinamentos, assim como as orientações quanto ao uso racional de recursos naturais, tais como água e energia, de forma a evitar desperdícios.

Nesse aspecto a FULLIN desenvolveu o sistema de reaproveitamento da água em alguns de seus processos economizando cerca de 90.000 litros de água potável por ano.
 
A FULLIN está devidamente licenciada pela Vigilância Sanitária Municipal e pelo IEMA - Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos.
 

SEGURANÇA NO TRABALHO

Outra preocupação constante da FULLIN é quanto à segurança no trabalho. Para tanto, dispõe de consultoria permanente de empresa especializada em sistema de segurança do trabalho, além das auditorias, realizadas pela Equipe Técnica de Segurança das empresas parceiras e das inspeções internas de rotina realizadas pela própria equipe da FULLIN.
 
São realizados os treinamentos, dentro do plano anual de capacitação, com profissionais do Corpo de Bombeiros e de empresas parceiras. Além disso, são cumpridas as normais legais, disponibilizando os EPI’s e EPC’s, orientando quanto à importância e conscientização do uso desses equipamentos individuais e coletivos de segurança.
 

CONTROLE DE QUALIDADE DAS ANÁLISES

Como forma de assegurar a qualidade dos serviços, a FULLIN participa dos Programas Nacionais de Controle de Qualidade das Análises Agronômicas e Ambientais.
 
Para as Análises Agronômicas a FULLIN é integrante dos Programas Interlaboratoriais de proficiência, coordenados pela USP-ESALQ, Instituto Agronômico de Campinas - IAC e EMBRAPA.

Para as Análises Ambientais, a FULLIN participa do Programa de Ensaio de Proficiência em análises de Água e Efluentes, junto aos provedores acreditados pela ABNT-NBR ISO/IEC17025.
 
Além dos ensaios interlaboratoriais em que participamos, os Laboratórios de análise possuem critérios para garantir a precisão e exatidão dos resultados. Ademais, incluem em cada jornada de trabalho, amostras consideradas padrão e de características conhecidas com faixa de variação aceitável para cada parâmetro, baseada em cálculos de desvio padrão e coeficiente de variação, a fim de monitorar todo o processo de análise.
 
A FULLIN possui ainda a Certificação referente ao Sistema de Gestão da Qualidade, correspondente à Norma ISO 9001:2015, acrescido dos itens Meio Ambiente e Segurança do Trabalho.
 
Além disso, o Laboratório de Análises Ambientais, obteve a acreditação pela CGCRE desde o ano de 2008, no que tange à ISO/IEC 17.025.
 
A FULLIN possui Cadastro junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), conforme credenciamento nº ES-00010.
 

SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE

Realizando um anseio antigo, a FULLIN desde 2006 é uma empresa CERTIFICADA, tendo como referência o Sistema de Gestão da Qualidade, correspondente à Norma ISO 9001, acrescido dos itens Meio Ambiente e Segurança do Trabalho.
 
Desde essa época a FULLIN montou o seu escritório da Qualidade, com profissional qualificado e responsável pela pasta e suas atribuições.
 
Portanto, o diferencial é ter estabelecido, documentado, implementado e mantido o Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ), pautado em objetivos consistentes com a Política da Qualidade, a fim de garantir os requisitos dos clientes.
 
No ano de 2016, o Laboratório Ambiental obteve a acreditação pela CGCRE, no que tange à ISO/IEC 17025.